segunda-feira, 23 de junho de 2014

WORKSHOP S.O.S ESTUDO no RUGBY DA ALTA DE LISBOA


A Associação de Residentes da Alta de Lisboa (ARAL) através do projeto Rugby na Alta de Lisboa, ofereceu oito “Workshop’s S.O.S. Estudo” para a promoção do sucesso escolar.

A metodologia utilizada teve como fundamentação teórica a literatura e estudos científicos da Professora Catedrática Adelina Lopes da Silva e as estratégias e recursos utilizados foram adaptados do livro “Ajudem-me a estudar” das psicólogas Bárbara Mourão e Diana Almeida (2011).

Uma dezena de participantes, ao longo de oito semanas, participou no jogo “Saber para Vencer”, iniciando um compromisso (de assiduidade, de pontaulidade, em dar o melhor de si em cada desafio do jogo e fazer as tarefas com empenho, de ter espírito de equipa e respeitar os colegas) e semana a semana foram superando os vários desafios:
  1. a motivação para estudar
  2. a gestão e organização
  3. as condições ambientais durante o estudo
  4. como tirar apontamentos nas aulas
  5. análise de textos escritos: identificar ideias principais, sublinhar e resumir
  6. a resolução de exercícios de matemática
  7. a preparação para os testes
  8. a realização de testes.

Figura 1- O tabuleiro do Jogo “Saber para Vencer”

Quatro participantes honraram o compromisso e os mesmos venceram pelo menos um dos oito desafios! Na Figura 2, apresentamos a descrição do que cada um venceu.

O DESAFIO QUE cada jogador venceu
Figura 2- Gráfico - vencedores

Ao longo de cada desafio, os jogadores foram acumulando pontos e quem ganhou mais pontos, foi a vencedora final Ana Ganchinho, premiada com o livro “O Principezinho” e ainda com uma bolsa. Os restantes participantes, que honraram o compromisso, foram premiados com uma festa num restaurante por eles escolhido.

Figura 3- Abertura do embrulho que contém o prémio
Os segundos e terceiros classificados com mais pontos foram  Sueel Caroso e Diogo Carreira respetivamente.

Figura 4-  A 2º e 3º classificação final

O balanço final destes oito workshop’s foi muito positivo, pois registámos uma evolução efetiva não só na mudança das crenças sobre o estudo, como também no uso de estratégias  de estudo e ainda nos últimos resultados dos testes escolares. (Semião Contente)

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