Para se chegar a um produto
final, é preciso passar por várias fases e possuir determinadas competências,
recursos e oportunidades!... Foram estes os exercícios que desenvolvemos ao
longo do ano letivo: estimular e ativar competências, criar e aproveitar
recursos e/ou energias, construir e desenvolver, potenciar e praticar!
Qual o produto final?
Podemos dar inúmeras respostas, apontar sucessos e
insucessos, apresentar trabalhos realizados (concluídos e/ou por
concluir), revelar descobertas de
novos saberes e habilidades,
noticiar vários convívios, treinos, jogos, atividades, dinâmicas de
grupo, etc...
Alguns produtos finais do nosso
trabalho desenvolvido neste projeto do Rugby da Alta de Lisboa, são visíveis e
outros invisíveis, outros serão quantificáveis ou qualificáveis, assim como
alguns são materiais e outros imateriais ....
Um exemplo de produto final, é o
tapete construído por todos os atletas (sub 8, sub10, sub 12, sub 14 e sub 16), o qual
passou primeiramente pelo planeamento, depois pela inicial recolha de materiais
(caricas, pregos, martelos e madeira), pela aprendizagem do manuseamento do
martelo e regras de segurança, martelar pregos, pregar caricas, cooperação e trabalho de equipa.
Algumas fotos registadas durante 3 meses na construção do
tapete:
(Cooperação ou entreajuda,
sempre alguém na vigilância e na facilitação das
tarefas,
atentos aos materiais e regras de segurança,
martelo em ação e o rigor da
atenção de cada elemento do grupo de trabalho,
após várias fases de treino,
ainda que sob o olhar atento dos monitores, surge a autonomia no desempenho da
tarefa e cá está o martelo em ação sobre o prego e a carica...,
também os mais velhos martelaram,
a continuação do trabalho,
mais uma e outra carica... passo a passo...,
e assim chegámos ao produto final: Tapete de caricas).
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