segunda-feira, 23 de junho de 2014

O produto final

Para se chegar a um produto final, é preciso passar por várias fases e possuir determinadas competências, recursos e oportunidades!... Foram estes os exercícios que desenvolvemos ao longo do ano letivo: estimular e ativar competências, criar e aproveitar recursos e/ou energias, construir e desenvolver, potenciar e praticar!

Qual o produto final?
Podemos dar  inúmeras respostas, apontar sucessos e insucessos, apresentar trabalhos realizados (concluídos e/ou por concluir),  revelar descobertas de novos saberes e habilidades,  noticiar vários convívios, treinos, jogos, atividades, dinâmicas de grupo, etc...

Alguns produtos finais do nosso trabalho desenvolvido neste projeto do Rugby da Alta de Lisboa, são visíveis e outros invisíveis, outros serão quantificáveis ou qualificáveis, assim como alguns são materiais e outros imateriais ....

Um exemplo de produto final, é o tapete construído por todos os atletas (sub 8, sub10, sub 12, sub 14 e sub 16), o qual passou primeiramente pelo planeamento, depois pela inicial recolha de materiais (caricas, pregos, martelos e madeira), pela aprendizagem do manuseamento do martelo e regras de segurança, martelar pregos, pregar caricas,  cooperação e trabalho de equipa.

Apresentamos o tapete final, que foi iniciado em março e terminado em junho:




Algumas fotos registadas durante 3 meses na construção do tapete:





 
(Cooperação ou entreajuda, sempre alguém na vigilância e na facilitação das tarefas,  atentos aos materiais e regras de segurança martelo em ação e o rigor da atenção de cada elemento do grupo de trabalho, após várias fases de treino, ainda que sob o olhar atento dos monitores, surge a autonomia no desempenho da tarefa e cá está o martelo em ação sobre o prego e a carica..., também os mais velhos martelaram,  a continuação do trabalho, mais uma e outra carica... passo a passo..., e assim chegámos ao produto final: Tapete de caricas).

Sem comentários: