quarta-feira, 10 de novembro de 2010

O que é o HAKA?

O Haka são todas as danças típicas do povo Moari em que os homens se colocam à frente das mulheres. Estas fazem o apoio das vozes nas costas dos homens. É uma dança que mostra a paixão, o vigor masculino e a identificação com a raça. É usada tanto para dar as boas vindas a visitantes quanto a tribos inimigas.

Segundo o povo Moari, Tama-nui-to-ra, o deus do Sol, tinha duas mulheres, sendo uma delas Hine-raumati, a virgem do verão (perdendo este estatuto), da qual nasceu Tane-rore, creditado pela origem da dança. Tone-rore representa o vento nos dias quentes de verão, na dança coreografada co o tremor de mãos.

Actualmente o Haka é conhecido mundialmente pela performance de intimidação no inicio dos jogos de Rugby da selecção da Nova Zelândia (All Blacks), que costuma antes dos seus jogos executar uma Haka específica chamada Ka Mate.

Antes da dança, o chefe que conduz a dança gritando aos companheiros um refrão de incitamento, coisa que no caso dos All Blacks é feita pelo jogador de sangue maori mais velho, não sendo este necessariamente o capitão da equipa. As palavras são utilizadas não só para incitar quem está a realizar a dança, mas também para recordar o comportamento correcto durante a mesma. Muita vezes o tom utilizadopara gritar o refrão é o mesmo utilizado no curso de toda a exibição, ou seja, quanto mais agressivo, feroz e brutal, mais vai incentivar o grupo e intimidar o adversário.

Sem comentários: